fbpx
Reformas

Etapas de uma reforma completa

Quando falamos em realizar uma obra ou reforma dentro de qualquer ambiente, a ideia parece assustar a qualquer um por vários motivos, um deles é a desordem, sujeira e bagunça, que muitas das vezes tem dia para começar, mas dificilmente tem uma data para acabar. Mas não se preocupe, pois é por isso estamos aqui. Vamos desmitificar e detalhar o processo para que não tenham sombras de dúvidas e fique 100% claro de como as obras são compostas e como funciona cara fase o projeto.

Lembrando que cada etapa deve ser realizada no momento certo e possui o acompanhamento adequado de um profissional. Confira o passo a passo de uma reforma completa.

1- Colocando seu sonho no papel

O primeiro passo para chegar no resultado que você sempre quis, parte de um projeto de arquitetura para colocar todas as suas ideias e desejo no papel.

A nossa missão como 3Ds é primeiramente entender seus sonhos e desejos sobre como é o apartamento ou a residência que você sempre quis. Para que isso aconteça precisamos saber como é a sua rotina e quais são as suas dores atuais, com isso desenhamos o projeto pensando em eliminar tudo daquilo que não gosta para então focarmos no mais importante que são os novos horizontes responsáveis pela gratificação de um novo ambiente.

Essa etapa é essencial para desenharmos um mapa visual com suas referências para então, chegarmos no que combine com você e as suas aspirações.

Apresentamos desenhos tridimensionais para ajudar você a compreender melhor o resultado. Desta forma conseguimos compreender como cada item irá ficar exemplificando suas posições no apartamento, residência ou ambiente quando a obra se finalizar.

Desenhamos também as plantas técnicas. São desenhos de cada um dos itens que integram um projeto de arquiteto. Por exemplo, desenhos da estrutura elétrica, hidráulica, da marcenaria etc. É importante que, para cada item da obra, exista uma planta técnica que sirva de guia para orientar os profissionais.

As plantas técnicas servem para orientar os profissionais envolvidos em cada uma das partes da reforma, durante o processo.

2- Resolvendo questões burocráticas

Antes de começar uma reforma, é preciso resolver algumas questões burocráticas, como a aprovação do condomínio (apartamento) e prefeitura (residencia caso houver acréscimo de área). É importante se informar sobre os documentos necessários com seu síndico e/ou na assessoria da prefeitura. Quando você contrata um escritório como a 3Ds Projetos, os profissionais resolvem tudo. Eles te ajudam a providenciar esses documentos e ainda solicitam a liberação da obra no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). Então, os profissionais fazem o recolhimento do Registro de Responsabilidade Técnica (RTT), segundo a norma 168020, tudo para regularizar a obra e fazer a reforma com responsabilidade, dentro das normas.
 
Além de respeitar as regras do prédio ou prefeitura, onde a reforma é feita, os arquitetos conseguem a documentação legal sem a qual uma reforma não pode ser realizada.
 
Uma semana antes do início da obra, é de bom tom visitar o apartamento ou residencia e conversar com quem terá a rotina influenciada pela reforma. Ir ao local conversar com vizinhança. Isso é essencial para manter um clima amistoso com as pessoas ao redor para que todos tenham conhecimento da obra. Na ocasião, o profissional também pode arrumar o espaço para o início das obras.

3- Início da obra e acompanhamento das etapas

A reforma é organizada por etapas de trabalho e não por cômodos. Isso significa que a ordem será pelas tarefas que serão realizadas em vários cômodos.
 
A primeira etapa de uma obra será retirar tudo o que será descartado, como piso velho, paredes de cômodos que serão integrados, louças antigas, etc.
 
Então, é o momento de reformar as partes elétrica e hidráulica. Mesmo que estejam em bom estado, nós sugerimos que sempre haja uma avaliação para verificar como está o estado da fiação e dos encanamentos, afinal, como as paredes já estão quebradas, é muito melhor já deixar essa parte perfeita do que não mudar nada e correr o risco de, em poucos anos, ter um incêndio na parte elétrica ou uma infiltração, por exemplo.
 
Além disso, se a infra elétrica e hidráulica são reformadas, é provável que elas não voltem a dar problema por cerca de 20 anos, ou seja, provavelmente você não terá nenhuma dor de cabeça por muito tempo.
 
Após ajustar toda a parte não-visível, é hora de cuidar do que é aparente, começando as instalações. 

Os acabamentos e pedras serão trocados, bem como a vidraçaria e a marcenaria. Aliás, algumas etapas, embora só sejam instaladas agora, começam a ser produzidas bem antes, como a vidraçaria e a marcenaria, que são encomendadas semanas antes para que estejam prontas na data em que forem instaladas. É importante saber o exato momento de contratar um vidraceiro e um marceneiro, o que fará com que essa data não atrase. Iniciam-se, então, as fases derradeiras. Colocação de louças e metais e instalação de luminárias.
 
Superada todas essas etapas, quase pronto. Seus materiais são de boa qualidade e duráveis, combinando com o estilo do morador.
 
Agora o apartamento ou residencia finalmente está reformado. Uma empresa contratada, então, limpa o apartamento ou residencia para que ele seja entregue pronto para morar. Mas antes há um teste de toda a infraestrutura elétrica e hidráulica, para que tudo seja resolvido antes de o morador entrar no apê. Na 3Ds Projetos, nós também fazemos as instalações necessárias, como de varais e eletrodomésticos; caso seja preciso receber algum móvel ou eletrodoméstico novo, nós também o posicionamos tudo em seu devido lugar.
 
Um projeto é muito importante para planejar todas as etapas. Quando a obra é feita sem um projeto, não existe um planejamento para orientar a ordem de tudo o que será feito e o prazo. Os riscos de mudanças no meio do caminho são maiores e, claro, o risco de demorar mais tempo para a obra ser finalizada, também.

Fale conosco

Precisa reformar seu imóvel, mas ainda tem dúvidas sobre por onde começar?

Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar!

Sua ideia é a nossa inspiração!

Dê vida às suas ideias e vamos projetar seu ambiente

Informações de contato

Atendimento: Seg à Sex das 8h às 18h
Tel: (11) 95425-8317
E-mail: contato@3dsprojetos.com.br
Endereço: R. São Cristóvão, 135
Cep. 08584-180 – Itaquá/SP

Siga a 3ds Projetos

3Ds Projetos | CNPJ: 31.126.478/0001-96 – Direitos Autoriais Reservados – 2019

Open chat
Olá! Precisa de um orçamento?
Powered by